Este blog serve de suporte digital da aluna Fátima Costa nº8 12ºN do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
Tudo o que for aqui publicado estará de Acordo com o programa da disciplina de Área de Expressões.

sábado, 20 de novembro de 2010

Comunicação Visual III


1ª Semana (de 15/11/2010 a 19/11/2010):
Começa um novo módulo com um desafio mais complexo (criação de um vídeo entre 3 a 5 minutos). O tempo continua a ser curto, logo o pensamento tem de ser em grande pois não há tempo para erro, daí que todas as ideias são boas ideias, desde que sejam trabalhadas de acordo com os requisitos do módulo. A diferença deste novo módulo é a existência de grupos de trabalho, o que pode facilitar o trabalho ou não, como é o meu caso, pois eu penso que o mais difícil é o que dá para aprender mais e o que dá mais gosto fazer, no entanto a minha colega pensa que o mais fácil será o mais indicado para este trabalho. Contudo, esta decisão de como realizar este vídeo não foi um problema, pois decidimos juntar as duas coisas numa só, esperando que o produto final seja um misto de stop motion e curta-metragem, o que tornará este projecto bastante enriquecedor. As expectativas para este projecto são altas!

Deixo aqui a nossa proposta de cronograma:

Dias 12 e 17 de Novembro – Pesquisa;
Dia19 de Novembro – Criação de um guião,
Dia 24 de Novembro – filmagens (curta-metragem em várias perspectivas);
Dia 26 de Novembro e 3 de Dezembro – Criação de desenhos e registo fotográfico (stop motion);
Dia 10 de Dezembro – Organização do projecto (junção das partes do vídeo);
Dia 15 de Dezembro – Apresentação do projecto;

2ª Semana (de 22/11/2010 a 26/11/2010):

Nesta semana começou-se a fazer os pilares para o projecto final (começamos a gravar).  As gravações decorreram da melhor maneira. Gravamos a mesma cena, mas em diversas perspectivas, para que no final a escolha possa ser maior.
Começamos, também, a elaboração do stop motion. Mas este não correu tão bem. O problema do stop motion é que se nota o movimento consecutivo da máquina e da tela onde estávamos a desenhar. Mas para todos os males há um bem, e o bem disto tudo é que só foi o primeiro e     que para a próxima “sessão fotográfica”, já iremos estar prevenidas por um tripé.
Caso o tempo comece a ser demasiado apertado, teremos também a possibilidade de reduzir o número de desenhos em stop motion, pois o nosso guião permite que haja uma ocultação da informação, sem desconfigurar a história e o conteúdo do trabalho.

Guião:

Cena I
Esta cena passa-se na sala de espera de um hospital, onde uma senhora está ansiosa por entrar no consultório e receber o resultado dos exames.
De repente alguém a chama e a senhora, que já se encontrava à espera à muito tempo, levanta-se e vai em direcção ao consultório.

           

Cena II
            A senhora que estava na sala de espera, bate à porta e pergunta se pode entrar
À sua espera, encontra-se a doutora, um pouco inquieta.
            A doutora começa a conversar com a paciente, tentando perceber o resultado dos exames.
            A paciente começa a perceber que a doutora está muito inquieta, e percebe que os resultados dos exames trazem uma má notícia.
            A doutora, no final de algumas perguntas, revela à paciente que tem apenas 7 horas de vida, esta fica em estado de choque.
           
(Neste momento será feito um stop motion, para representar os pensamentos que a paciente está a ter).

1.    Tranquilidade (desenho de um menino numa paisagem tranquila)
Ansiedade (na paisagem calma, aparece uma montanha, com um caminho enorme, pelo qual o menino tem de subir).
2.    Alegria (desenho de um menino a sorrir com um balão pela mão)
Tristeza (o balão vou-a e aparece o menino com ar triste)
3.    Sorte (o menino está ao sol)
Azar (começa a chover)
4.    Sorrir (aparece um menino com um sorriso)
Chorar (aparece um menino a chorar)
5.    Companhia (aparece uma multidão de crianças)
Solidão (Começam a desaparecer as crianças ficando só uma)
6.    Saudável (um menino está a cantar)
Doente (começam a aparecer pintas na cara)
7.    Vida (barriga de grávida)
Morte (pessoa na urna)

No final do stop motion, aparece a ficha técnica. Só no final é que aparece a senhora a acordar, como se tudo fosse um sonho.

3ª Semana (de 29/11/2010 a 3/12/2010):

Tal como referi na ultima semana, esta semana já iríamos estar prevenidas no que se trata de prevenir o movimento da maquina e do quadro, no entanto, e como para nos complicar o trabalho, surgiu outro contratempo, ou seja, as pilhas da maquina acabaram e as suplentes foram descarregadas pela máquina, o que não nos permitiu terminar o trabalho e nos atrasa no tempo de execução.
Mas, como nem tudo é mau, o trabalho que já temos está super interessante e já deixa uma certa curiosidade do produto final, pois uma das nossas sequências de fotografias, dá a sensação de realidade na lágrima a sair do olho e a percorrer a cara.
Este projecto, apesar de todos os contratempos, está a deixar-nos satisfeitas, pois obriga-nos a ter um espírito de inter-ajuda e de cooperação.

 4ª Semana (de 6/12/2010 a 10/12/2010):

O projecto que estamos a desenvolver tem sido alvo de contratempos, mas contudo isso é uma forma de nos por a prova e de nos ajudar a tornarmo-nos em pessoas mais atentas profissionalmente.
            É muito gratificante ultrapassar barreiras como modificar o tamanho das fotografias, sem perder muito tempo e sem ser uma por uma (o que daria muito trabalho), ou então ultrapassar barreiras a nível de cooperação em que cada uma de nos tem um papel fundamental no projecto, e sem a ajuda da outra nada seria possível.
Contudo, esperamos que não nos aconteça mais nenhum contratempo, pois isso seria decepcionante em relação com todo o trabalho e dedicação que tivemos para com este projecto.

            Os nossos objectivos pessoais para este trabalho são:
       Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa;
       Desenvolver o espírito de inter-ajuda e cooperação;
       Desenvolver um trabalho que tem como princípios:
o   Interactividade (curta-metragem e espectador);
o   Imaginação, criatividade e improviso (baseados em reacções esperadas nos espectadores);
o   Divertimento (com a realização deste trabalho).

Proposta de actividade:
A minha proposta de actividade tem como destinatários os idosos, será realizada no local de estágio e ao longo de todo o estágio
            A minha proposta consistirá em filmar a execução de todas as actividades desenvolvidas durante o estágio e fazer um filme com partes de essas filmagens, para recordar aos idosos aquilo que fizeram durante o tempo em que os estive a acompanhar.
            Esta actividade tem como objectivos:
·         Estimular a participação em actividades;
·         Valorizar e desfrutar da participação como meio de comunicação e convívio;
·         Motivar à participação;
·         Reconhecer a participação como instrumento útil à inclusão;
·         Integração e promoção individual e comunitária dos participantes.

Esta actividade serve para que no final, com o vídeo já elaborado e com uma apresentação chamativa, dar a visualizar aos idosos o trabalho que fizeram e o progresso que tiveram ao longo do meu estágio. É importante que sejam eles a reconhecer o seu trabalho e a reconhecerem as suas capacidades bem como a estimularem uma boa auto-estima e a participação em actividades promovidas pelo lar.

 5ª Semana (de 13/12/2010 a 17/12/2010):

O trabalho tem este nome devido ao “trabalho” que dá e este foi um grande trabalho, arrisco-me a dizer trabalhão. As dificuldades de montagem foram muitas mais do que as que esperávamos, pois o inesperado estava sempre a acontecer, o que foi extremamente sufocante visto o curto tempo que tivemos para a montagem. Trabalhar com vídeo foi muito mais difícil do que trabalhar com stop motion (que supostamente era o que traria mais dores de cabeça).
            As dificuldades deste projecto passaram por:
·         As filmagens só davam o som e não a imagem (a solução foi criar um ficheiro de vídeo, no Mac, já com a sequência correcta e trabalha-lo assim);
·         Desaparecimento do som dos vídeos (a solução foi exportar o som no Mac para um ficheiro à parte e grava-lo como mp3);
·         Dificuldades de volume num dos excertos de som ( a solução foi diminuir o volume da música ambiente);
·         Etc.
Mas nada se consegue sem dedicação, e foi isso que fizemos e conseguimos, no final, ter um ficheiro de vídeo que se assemelha ao que estávamos à espera.

 6ª Semana (20/12/2010):
O módulo chega ao fim, com uma enorme satisfação, no entanto as saudades vão ser poucas principalmente das dores de cabeça que causou.
Contudo este projecto também foi de grande satisfação, pois o produto final ficou muito interessante.
Avalio este nosso trabalho com um bom pois em todos os parâmetros tentamos fazer o melhor.

Bibliografia


sábado, 23 de outubro de 2010

Comunicação Visual II


(fases do projecto)

1ª Semana (18/10/2010 – 22/10/2010):

O tempo continua a correr, e o que parece ser fácil torna-se complicado e um grande desafio. O desafio deste módulo é a criação de um projecto tendo como base um programa de tratamento de som. Deveremos utilizar este programa para trabalhar as nossas gravações, sobrepondo efeitos especiais. Ou seja, a criação de um audio-livro tendo como base um conto.
Estipulei o meu cronograma da seguinte forma, visto que temos 16 blocos disponíveis:
·         Dia 20 – Pesquisa;
·         Dia 22 – Aprendizagem de algumas técnicas de trabalho com o programa de tratamento de som;
·         Dia 27/29/3 – Desenvolvimento;
·         Dia 5 – Preparação para a apresentação;
·         Dia 10 e 12 – Apresentação e discussão sobre o projecto.

Estando eu numa fase de pesquisa e de aprendizagem, o meu trabalho encontra-se num bom caminho. Antes de mais quero referir que não encontrei grandes dificuldades em encontrar os efeitos especiais a sobrepôr na narração que irei gravar.
Para a próxima semana penso já ter a narração gravada, por isso irei trabalhar com o programa de tratamento de som, e irei revelar algumas das dificuldades que encontro.


2ª Semana (25/10/2010 – 29/10/2010):
           


Esta semana, foi tempo de gravações e de montagem de todas as gravações que fiz, associadas também aos efeitos especiais que escolhi para o meu áudio livro.
Antes de descrever a semana, publico a planificação correctamente modificada:
·         Dia 20 – Pesquisa;
·         Dia 22 – Aprendizagem de algumas técnicas de trabalho com o programa de tratamento de som;
·         Dia 27/29 – Desenvolvimento;
·         Dia 3 – Preparação para a apresentação;
·         Dia 5 e 10 – Apresentação e discussão sobre o projecto.

O projecto encontra-se numa fase de conclusão, visto que existem só uns pormenores a serem trabalhados.
As fontes bibliografias que utilizei foram:

http://www.historiadodia.pt/pt/index.aspx – arquivo – Os esquilos Danilos no castelo dos fantasmas medrosos.
Contextualização:

Como o trabalho prático está quase terminado, comecei a elaborar o trabalho teórico que tem como objectivos:
·         Criação de um áudio livro com modificações de um programa de tratamento de som (gravação de mensagens natalícias e de desejos para o próximo ano para ser ouvido na semana de natal, com a junção de músicas natalícias);
·         Desenvolvimento de um ambiente natalício,
·         Desenvolvimento e aumento da participação dos idosos em actividades organizadas na instituição;
·         Comemoração de uma data importante;

O projecto desenvolvido pretende ser um recurso e um exemplo, de possíveis utilidades que o programa terá.
Este programa pode ser útil para a criação de uma montagem de diversas musicas, para ser utilizada numa coreografia de final de ano, ou então, como referi nos meus objectivos, pode ser útil para montar mensagens (gravadas) para alguma festa, ou para algum momento que se ache oportuno.
Os meus destinatários como já referi serão os idosos, e esta actividade será feita no local de estágio.


3ª Semana (1/11/2010 – 5/11/2010):


Os objectivos referidos na publicação anterior referem-se à actividade proposta, mas contudo estes objectivos poderão ser modificados para a comemoração do Halloween, visto que este era o tema do meu projecto desenvolvido, e o título do trabalho é “Doçura ou travessura”.
            Este tema foi escolhido devido ao mistério existente no decorrer do conto, bem como aos símbolos característicos desta data.
Neste módulo trabalhei:
·         Montagem (copiar e colar sons);
·         Sobrepor musica na narração (Colocando a música com um volume inferior);
·         Cortar espaços na gravação onde havia muito espaço sem som;
·         Aplicar efeitos sonoros à narração;

Objectivos do projecto do módulo:
·         Criação de um áudio livro com modificações de um programa de tratamento de som (gravação de um conto relativo ao Halloween, para comemorar e lembrar esta data);
·         Desenvolvimento de um ambiente festivo e comemorativo;
·         Comemoração de uma data festiva;
·         Aprendizagem de técnicas de tratamento de som;

(Os objectivos publicados na 2ª semana estão de acordo com a actividade a propor na apresentação, estes, acima referidos, estão de acordo com todo o módulo)

Os objectivos do módulo foram concretizados e alcançados, pois todo o meu projecto decorreu de uma forma satisfatória. Aprendi diversas coisas com o programa, visto que nunca tive oportunidade de trabalhar o som desta forma. Achava não ser capaz de colocar uma música de fundo tão facilmente, no entanto este foi dos meus menores problemas. As dificuldades que encontrei foram na recolha de efeitos sonoros como o “bater com os pés”, todos os efeitos sonoros encontrados não eram suficientemente bons para o efeito que queria, por isso decidi gravar esse som.
Avalio este projecto com um bom, visto que foi um trabalho que se enquadra na proposta do módulo. Proponho como nota para o trabalho prático um 14.


domingo, 3 de outubro de 2010

Livro Fechado

Era uma vez um livro. Um livro fechado. Tristemente fechado. Irremediavelmente fechado.
Nunca ninguém o abrira, nem sequer para ler as primeiras linhas da primeira página das muitas que o livro tinha para oferecer.
Quem o comprara trouxera-o para casa e, provavelmente insensível ao que o livro valia, ao que o livro continha, enfiara-o numa prateleira, ao lado de muitos outros.
Ali estava. Ali ficou.
Um dia, mais não podendo, queixou-se:
– Ninguém me leu. Ninguém me liga.
Ao lado, um colega disse:
– Desconfio que, nesta estante, haverá muitos outros como tu.
– É o teu caso? – Perguntou, ansiosamente, o livro que nunca tinha sido aberto.
– Por sinal, não – esclareceu o colega, um respeitável calhamaço. – Estou todo sublinhado. Fui lido e relido. Sou um livro de estudo.
– Quem me dera essa sorte – disse outro livro ao lado, a entrar na conversa. – Por mim só me passaram os olhos, página sim, página não... Mas, enfim, já prestei para alguma coisa.
– Eu também – falou, perto deles, um livrinho estreito. – Durante muito tempo, servi de calço a uma mesa que tinha um pé mais curto.
– Isso não é trabalho para livro – estranhou o calhamaço.
– À falta de outro... – conformou-se o livro estreitinho.
Escutando os seus companheiros de estante, o livro que nunca fora aberto sentiu uma secreta inveja. Ao menos, tinham para contar, ao passo que ele... Suspirou.
Não chegou ao fim do suspiro, porque duas mãos o foram buscar ao aperto da prateleira. As mãos pegaram nele e poisaram-no sobre os joelhos.
– Tem bonecos esse livro? – Perguntou a voz de uma menina, debruçada sobre o livro, ainda por abrir.
– Se tem! Muitos bonecos, muitas histórias que eu vou ler-te – disse uma voz mais grave, a quem pertenciam as mãos que escolheram o livro da estante.
Começou a folheá-lo e, enquanto lhe alisava as primeiras páginas, foi dizendo:
– Este livro tem uma história. Comprei-o no dia em que tu nasceste.
Guardei-o para ti, até hoje. É um livro muito especial.
– Lê – exigiu a voz da menina.
E o pai da menina leu. E o livro aberto deixou que o lessem, de ponta a ponta.
Às vezes, vale a pena esperar.

António Torrado

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

tentativas

Ficam aqui algumas tentativas do meu trabalho.



Coloquei a foto a preto e branco. Seleccionei o livro para o trabalhar noutra cama e sobrepô-lo. Desfoquei o fundo. Coloquei outra cor ao livro, pois é a personagem do meu conto e para lhe dar importância.


Como prometi, publico as fotos que trabalhei durante a semana, as quais irei utilizar no meu projecto.
Foto sem modificações.



Foto sem legendas da prateleira.





Escurecimento e desfoque do fundo.
Colocação de outra cor ao livro.






Pouco aumento do tamanho do livro.



Colocação da foto a preto e branco.
Aumento do desfoque.
Aumento do livro.




Selecção de outro livro e colocação de cor neste.






Selecção de outros livros e colocação de cor nestes.
Aumento desses livros.






 Foto sem modificações.



Foto sem legendas da prateleira.


 

Escurecimento do fundo e modificação da cor de braço.
Colocação de cor no livro.




 



Foto sem modificações.


Recorte da fotografia.
Escurecimento do fundo e modificação da cor do braço.
Colocação de cor no livro.



domingo, 19 de setembro de 2010

Módulo 13 – Comunicação Visual


(fases de desenvolvimento do projecto)

1ª Semana (13/9/2010 – 17/9/2010):
            O módulo é curto e o prazo de desenvolvimento é sufocante. Devemos trabalhar ao máximo por cada aula. Sendo esta a 1ª semana é importante obter o máximo de ideias de uma forma concreta, pois as ideias ofuscadas podem-me prender demais e prejudicar o meu projecto.

            Pensei colocar a minha calendarização da seguinte forma.
·         Dias 15 e 17 de Setembro – pesquisa;
·         Dias 22,24 e 29 de Setembro – desenvolvimento do projecto;
·         Dia 1 de Outubro – Experimentação do projecto;
·         Dia 6 de Outubro – Apresentação do projecto.
Encontro-me na semana de pesquisa.
Como o nosso módulo deve basear-se em tratamento de fotografia e apesar de ter visitado o site de alguns profissionais, achei mais enriquecedor e criativo utilizar fotografias tiradas por mim e tratadas devidamente no programa de tratamento fotográfico adequado.
     Escolhi um texto de António Torrado para desenvolver o meu projecto, o texto retrata a história de um livro que foi comprado e deixado numa estante sem nunca ter sido lido. Um dia este livro decide queixar-se e desabafa com outros livros que lhe contam também a sua história. Mais tarde este livro é retirado da estante para ser lido por um pai a uma filha, que explica o porquê de o livro nunca ter sido lido.
     Para trabalhar este conto pensei em trabalhar os diálogos dos livros com montagens de fotografias a palavras. Ou seja, se a fala do livro fosse: “estou triste” iria fotografar as palavras “estou” e “triste”. Mas esta ideia não me iria levar a um projecto bem desenvolvido, por isso decidi utilizar a ideia para poder fazer o texto no programa de tratamento fotográfico.
     Todas as outras ideias que tive ainda estão numa fase de aprovação, por isso serão apresentadas na próxima semana com um rascunho.


2ª Semana (20/9/2010 – 24/9/2010):


            Esta a semana fui fotografar estantes da biblioteca municipal da Póvoa de Varzim para poder trabalhar a parte visual do meu conto, que é esse o objectivo do módulo.
            Procurei imagens de banda desenhada mas nenhuma se adequava ao que pretendia. (Só poderei publicar essas fotos quando me encontrar na escola, devido ao trafego que a minha internet tem, que não me permite carregar fotografias no blog).
            Também trabalhei as fotografias que estão publicadas, assim como outras tantas que assim que tenha oportunidade irei publicar.
            Irei colocar uma explicação por baixo de cada foto dizendo qual a mudificação que dei.
            Neste momento tenho quase todo o meu projecto preparado. Falta só a parte escrita e também o trabalho das 2 fotografias mais dificeis, que irei trabalhar esta semana.
            Não  deiixei na última semana a nenhum site de nenhum fotografo profissional. Por isso vou deixar aqui alguns dos quais procurei para que se possam maravilhar com o tipo de fotografias que trabalham.
www.stevebloom.com




3ª Semana (27/9/2010 – 1/10/2010):

As novidades desta semana são poucas.
Fomos prejudicadas devido à greve por isso o trabalho não foi muito desenvolvido, contudo, esta semana terminei o tratamento de imagem das ultimas 2 fotografias, das quais precisei de ajuda, pois não iria conseguir sozinha. (Estas ultimas fotografias serão publicadas assim que houver oportunidade).
Como já fiz o tratamento de imagem, comecei a adaptar o meu texto e preparar o Power Point para a apresentação, que em princípio será publicada para a semana.
Esta semana deixo o texto original para depois ser comparado ao texto da apresentação.

4ª Semana (4/10/2010 – 8/10/2010):


 
O módulo chega ao fim e com ele chegam as conclusões relativas aos objectivos que estabelecemos. Penso que consegui chegar aos meus objectivos (como ainda não os dei a conhecer, aqui ficam):
·         Aprendizagem de técnicas de trabalho de um programa de tratamento de imagem adequado às nossas necessidades;
·         Utilização de imagens tratadas de acordo com um conto escolhido.
Recorri várias vezes a ajuda de pessoas profissionalmente mais competentes a trabalhar com este programa de edição de imagem, que me deram dicas para melhorar certas imagens. Também me disseram que este programa que utilizei é inteligente, o que me obrigou a ser mais inteligente que ele e a utilizar mais do que uma forma para chegar ao produto final que queria.
      Adorei o módulo e ao mesmo tempo detestei-o. Por um lado foi bastante enriquecedor e divertido aprender a tratar imagens. Mas por outro não gostei (por exemplo) de seleccionar pequenas áreas tão cuidadosamente e sem querer, estragar a área seleccionada com um erro pequeno e ter de recomeçar de novo, foi preciso arranjar muita paciência para chegar ao final do módulo com o projecto desenvolvido e com um produto final, melhor do que o esperado.