Este blog serve de suporte digital da aluna Fátima Costa nº8 12ºN do curso profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária de Rocha Peixoto.
Tudo o que for aqui publicado estará de Acordo com o programa da disciplina de Área de Expressões.

sábado, 20 de novembro de 2010

Comunicação Visual III


1ª Semana (de 15/11/2010 a 19/11/2010):
Começa um novo módulo com um desafio mais complexo (criação de um vídeo entre 3 a 5 minutos). O tempo continua a ser curto, logo o pensamento tem de ser em grande pois não há tempo para erro, daí que todas as ideias são boas ideias, desde que sejam trabalhadas de acordo com os requisitos do módulo. A diferença deste novo módulo é a existência de grupos de trabalho, o que pode facilitar o trabalho ou não, como é o meu caso, pois eu penso que o mais difícil é o que dá para aprender mais e o que dá mais gosto fazer, no entanto a minha colega pensa que o mais fácil será o mais indicado para este trabalho. Contudo, esta decisão de como realizar este vídeo não foi um problema, pois decidimos juntar as duas coisas numa só, esperando que o produto final seja um misto de stop motion e curta-metragem, o que tornará este projecto bastante enriquecedor. As expectativas para este projecto são altas!

Deixo aqui a nossa proposta de cronograma:

Dias 12 e 17 de Novembro – Pesquisa;
Dia19 de Novembro – Criação de um guião,
Dia 24 de Novembro – filmagens (curta-metragem em várias perspectivas);
Dia 26 de Novembro e 3 de Dezembro – Criação de desenhos e registo fotográfico (stop motion);
Dia 10 de Dezembro – Organização do projecto (junção das partes do vídeo);
Dia 15 de Dezembro – Apresentação do projecto;

2ª Semana (de 22/11/2010 a 26/11/2010):

Nesta semana começou-se a fazer os pilares para o projecto final (começamos a gravar).  As gravações decorreram da melhor maneira. Gravamos a mesma cena, mas em diversas perspectivas, para que no final a escolha possa ser maior.
Começamos, também, a elaboração do stop motion. Mas este não correu tão bem. O problema do stop motion é que se nota o movimento consecutivo da máquina e da tela onde estávamos a desenhar. Mas para todos os males há um bem, e o bem disto tudo é que só foi o primeiro e     que para a próxima “sessão fotográfica”, já iremos estar prevenidas por um tripé.
Caso o tempo comece a ser demasiado apertado, teremos também a possibilidade de reduzir o número de desenhos em stop motion, pois o nosso guião permite que haja uma ocultação da informação, sem desconfigurar a história e o conteúdo do trabalho.

Guião:

Cena I
Esta cena passa-se na sala de espera de um hospital, onde uma senhora está ansiosa por entrar no consultório e receber o resultado dos exames.
De repente alguém a chama e a senhora, que já se encontrava à espera à muito tempo, levanta-se e vai em direcção ao consultório.

           

Cena II
            A senhora que estava na sala de espera, bate à porta e pergunta se pode entrar
À sua espera, encontra-se a doutora, um pouco inquieta.
            A doutora começa a conversar com a paciente, tentando perceber o resultado dos exames.
            A paciente começa a perceber que a doutora está muito inquieta, e percebe que os resultados dos exames trazem uma má notícia.
            A doutora, no final de algumas perguntas, revela à paciente que tem apenas 7 horas de vida, esta fica em estado de choque.
           
(Neste momento será feito um stop motion, para representar os pensamentos que a paciente está a ter).

1.    Tranquilidade (desenho de um menino numa paisagem tranquila)
Ansiedade (na paisagem calma, aparece uma montanha, com um caminho enorme, pelo qual o menino tem de subir).
2.    Alegria (desenho de um menino a sorrir com um balão pela mão)
Tristeza (o balão vou-a e aparece o menino com ar triste)
3.    Sorte (o menino está ao sol)
Azar (começa a chover)
4.    Sorrir (aparece um menino com um sorriso)
Chorar (aparece um menino a chorar)
5.    Companhia (aparece uma multidão de crianças)
Solidão (Começam a desaparecer as crianças ficando só uma)
6.    Saudável (um menino está a cantar)
Doente (começam a aparecer pintas na cara)
7.    Vida (barriga de grávida)
Morte (pessoa na urna)

No final do stop motion, aparece a ficha técnica. Só no final é que aparece a senhora a acordar, como se tudo fosse um sonho.

3ª Semana (de 29/11/2010 a 3/12/2010):

Tal como referi na ultima semana, esta semana já iríamos estar prevenidas no que se trata de prevenir o movimento da maquina e do quadro, no entanto, e como para nos complicar o trabalho, surgiu outro contratempo, ou seja, as pilhas da maquina acabaram e as suplentes foram descarregadas pela máquina, o que não nos permitiu terminar o trabalho e nos atrasa no tempo de execução.
Mas, como nem tudo é mau, o trabalho que já temos está super interessante e já deixa uma certa curiosidade do produto final, pois uma das nossas sequências de fotografias, dá a sensação de realidade na lágrima a sair do olho e a percorrer a cara.
Este projecto, apesar de todos os contratempos, está a deixar-nos satisfeitas, pois obriga-nos a ter um espírito de inter-ajuda e de cooperação.

 4ª Semana (de 6/12/2010 a 10/12/2010):

O projecto que estamos a desenvolver tem sido alvo de contratempos, mas contudo isso é uma forma de nos por a prova e de nos ajudar a tornarmo-nos em pessoas mais atentas profissionalmente.
            É muito gratificante ultrapassar barreiras como modificar o tamanho das fotografias, sem perder muito tempo e sem ser uma por uma (o que daria muito trabalho), ou então ultrapassar barreiras a nível de cooperação em que cada uma de nos tem um papel fundamental no projecto, e sem a ajuda da outra nada seria possível.
Contudo, esperamos que não nos aconteça mais nenhum contratempo, pois isso seria decepcionante em relação com todo o trabalho e dedicação que tivemos para com este projecto.

            Os nossos objectivos pessoais para este trabalho são:
       Desenvolver a capacidade de trabalho em equipa;
       Desenvolver o espírito de inter-ajuda e cooperação;
       Desenvolver um trabalho que tem como princípios:
o   Interactividade (curta-metragem e espectador);
o   Imaginação, criatividade e improviso (baseados em reacções esperadas nos espectadores);
o   Divertimento (com a realização deste trabalho).

Proposta de actividade:
A minha proposta de actividade tem como destinatários os idosos, será realizada no local de estágio e ao longo de todo o estágio
            A minha proposta consistirá em filmar a execução de todas as actividades desenvolvidas durante o estágio e fazer um filme com partes de essas filmagens, para recordar aos idosos aquilo que fizeram durante o tempo em que os estive a acompanhar.
            Esta actividade tem como objectivos:
·         Estimular a participação em actividades;
·         Valorizar e desfrutar da participação como meio de comunicação e convívio;
·         Motivar à participação;
·         Reconhecer a participação como instrumento útil à inclusão;
·         Integração e promoção individual e comunitária dos participantes.

Esta actividade serve para que no final, com o vídeo já elaborado e com uma apresentação chamativa, dar a visualizar aos idosos o trabalho que fizeram e o progresso que tiveram ao longo do meu estágio. É importante que sejam eles a reconhecer o seu trabalho e a reconhecerem as suas capacidades bem como a estimularem uma boa auto-estima e a participação em actividades promovidas pelo lar.

 5ª Semana (de 13/12/2010 a 17/12/2010):

O trabalho tem este nome devido ao “trabalho” que dá e este foi um grande trabalho, arrisco-me a dizer trabalhão. As dificuldades de montagem foram muitas mais do que as que esperávamos, pois o inesperado estava sempre a acontecer, o que foi extremamente sufocante visto o curto tempo que tivemos para a montagem. Trabalhar com vídeo foi muito mais difícil do que trabalhar com stop motion (que supostamente era o que traria mais dores de cabeça).
            As dificuldades deste projecto passaram por:
·         As filmagens só davam o som e não a imagem (a solução foi criar um ficheiro de vídeo, no Mac, já com a sequência correcta e trabalha-lo assim);
·         Desaparecimento do som dos vídeos (a solução foi exportar o som no Mac para um ficheiro à parte e grava-lo como mp3);
·         Dificuldades de volume num dos excertos de som ( a solução foi diminuir o volume da música ambiente);
·         Etc.
Mas nada se consegue sem dedicação, e foi isso que fizemos e conseguimos, no final, ter um ficheiro de vídeo que se assemelha ao que estávamos à espera.

 6ª Semana (20/12/2010):
O módulo chega ao fim, com uma enorme satisfação, no entanto as saudades vão ser poucas principalmente das dores de cabeça que causou.
Contudo este projecto também foi de grande satisfação, pois o produto final ficou muito interessante.
Avalio este nosso trabalho com um bom pois em todos os parâmetros tentamos fazer o melhor.

Bibliografia