1ªSemana de 21/3/2011 a 25/3/2011:
Esta semana iniciou-se um novo módulo intitulado de Oficina de expressão plástica II, no qual será desenvolvido as actividades a apresentar na prova de aptidão profissional.
Demos a conhecer aquilo que pretendemos desenvolver – dois projectos que se completassem e interagissem como 1 só e que juntasse 1 jogo tradicional a um jogo contemporâneo e ao mesmo tempo, a sua prática fosse disputada entre a equipa de idosos e a equipa dos convidados. Cada dia iria possuir um convidado diferente, mas por agora o importante de referir é as ideias e os jogos, mais tarde se falará da organização.
O grande problema que ocorreu foi a decisão dos jogos contemporâneos visto existir um grande défice relativamente à prática desportiva por jovens e idosos, estes têm como preferências os jogos de computador/ playstation. Mas para todos os males à 1 bem e conseguiu-se encontrar os jogos certos.
Os jogos contemporâneos que serão tratados são o bowling, o paintball e o bilhar, sendo assim falta 1 que mais tarde será desvendado, por agora ficam estas informações dadas.
2ªSemana de 28/3/2011 a 1/4/2011:
Esta semana foi decidido quais os jogos a utilizar para justificar a metodologia de intervenção da prova de aptidão profissional. Estes jogos estão interligados com os jogos tradicionais (utilizados na PAP pela Patrícia Marques), o que se torna num projecto só que tem uma razão de intervenção idêntica, no entanto, estes projectos, em separado, têm o seu papel no que em conjunto se fará.
Em contrapartida, e utilizando o método da intergeracionalidade para atingir os seus fins, eu utilizo este método para atingir a participação dos idosos, seja pela cooperação, seja pela competição, seja (essencialmente) pelo divertimento de estar em grupo.
Os jogos chave a utilizar neste projecto serão o “jogo da Glória”, o “Bowling”, o “Paintball” e o “Bilhar”.
3ªSemana de 4/4/2011 a 8/4/2011:
Ficam aqui as actividades da pap.
Actividade 1 – Conversa “Conta Corrente”
Nesta actividade introduzimos a sabedoria passada à sabedoria presente, nomeadamente a nível desportivo/ competitivo. Tratou-se portanto de uma actividade estimulativa para a participação nos jogos e na construção dos objectos necessários para os jogos.
Assim, fez-se um “debate” entre os jogos de antigamente e as suas versões actuais.
Material:
Cadeiras;
Actividade 2 – Construção dos objectos “Oficina artística”
Esta actividade serviu de ponte entre a actividade 1 e as restantes actividades (jogos). Esta actividade permitiu a expressão criativa das pessoas envolvidas. Tornou-se bastante importante seguir com esta oficina visto que é um factor de motivação para os participantes, em que os seus objectos personalizados foram utilizados como instrumentos do jogo que praticaram.
Material:
Medalhas:
Cartão;
Tintas;
Cordel;
Jogo da Glória:
Dado:
Tintas;
Cartão grosso;
Pincéis;
Luvas;
Casas de Tarefa:
Puzzle:
Desenhos;
Marcadores,
Lápis de cor;
X-acto;
Cola;
Papel de encadernação;
Pares de imagens:
Desenhos (aos pares);
Marcadores,
Lápis de cor;
X-acto;
Cola;
Papel de encadernação;
Bowling:
Pinos:
20 Garrafas plásticas de água de ½;
Tintas acrílicas;
Paintball:
Boneco:
Jornais;
2 Camisolas velhas;
2 Calças/colants velhos;
Cola;
Agulhas;
Linhas;
Balas:
38 Balões;
Água;
Tintas;
Bilhar:
Bolas:
17 Bolas de esferovite;
Tintas;
Luvas;
Pincéis;
Actividade 3 – Jogos
1º - Jogo da Glória
Este jogo teve como base a figura tradicional da macaca, com adaptações às versões hoje em dia jogadas dos jogos da Glória.
Explicação do jogo:
Os grupos para este jogo foram compostos por crianças e idosos. (26 crianças, com 12 idosos, organizados por 12 grupos compostos por 1 idoso e 2/3 crianças.
Foi desenhado no chão uma “mega macaca”, com 25 casas, 7 delas compostas por 1 tarefa relacionado com o projecto educativo – Educação para a cidadania (profissões).
Esta tarefa foi desempenhada com a ajuda do seu colega de equipa (o idoso).
O objectivo do jogo foi haver uma colaboração entre idosos e crianças, em que o jogo não avance sem o idoso e sem a criança. Ao idoso foi dado a tarefa de lançar o dado para que a criança do seu grupo pudesse deslocar-se na “mega macaca” e também a tarefa importante de ajudar esta criança a executar a sua tarefa. À criança foi dada a tarefa de saltitar para as outras casas consoante o número que saiu no lançamento do dado.
Material:
Giz;
Dado;
Casas de tarefa:
4 – Completa os provérbios;
Nesta casa as crianças, juntamente com o seu colaborador (idoso) tiveram de completar 2 provérbios que o Animador começou.
Material:
Lista de provérbios;
8 – Mímica;
Foi sussurrado ao ouvido da criança uma profissão meramente conhecida e pediu-se que fizesse de conta que tinha essa profissão.
Material:
Lista de profissões;
10 – Descobre quem utiliza;
Foi mostrado ao grupo 1 imagem de um utensílio e foi perguntado qual a profissão que utiliza esse utensílio.
Material:
Lista de profissões;
14 – Pinta tu mesmo;
Foi dado ao grupo 1 desenho relativo à profissão (pessoa/ utensílio), o grupo teve de pintá-lo em conjunto para voltar a jogar.
16 – Puzzle;
Foi dado ao grupo 1 puzzle criado na Oficina Artística para montarem.
Material:
Puzzles
20 – Encontra o par;
Foi colocado em cima da mesa um conjunto de imagens com o seu par, de seguida foram virados para baixo, o objectivo era encontrar o par.
Material:
Pares de imagens;
22 – Bónus;
Foi oferecido ao participante 1 casa de avanço;
Material:
Nenhum;
2º Jogo – Bowling
Explicação do jogo:
Participantes:
12 Idosos;
26 Crianças;
Os participantes serão distribuídos por 4 grupos compostos por 3 idosos e 6/ 7 crianças.
Este jogo foi praticado dentro da sala. Foram colocadas as cadeiras/ sofás a formar um “U”, para que os grupos ocupassem as suas posições para jogar. Metade do “U” foi orientado pela Patrícia Marques e a outra metade por mim, cada uma de nós tinha 2 grupos à sua responsabilidade.
Para este jogo foram utilizados os objectos criados na actividade.
Regras do jogo:
Cada elemento do grupo teve 2 oportunidades para colocar todos os mecos abaixo.
Se na primeira tentativa o participante colocou todos os mecos abaixo não teve direito à segunda oportunidade.
O jogo foi repetido 2 vezes.
A distância entre o participante e os pinos foi diferente de jogador para jogador pois respeitou as necessidades dos participantes.
3º Jogo – Paintball
Este jogo teve como finalidade sujar o mais possível o boneco criado na actividade 2.
Explicação do jogo:
Participantes:
12 Idosos;
26 Crianças;
Os participantes foram distribuídos por 2 grupos compostos por 6 idosos e 13 crianças cada.
Este jogo foi praticado no espaço exterior. Foram colocadas 12 cadeiras e 2 mantas afastadas do espaço onde se realizou a actividade para que os elementos do grupo pudessem esperar pela sua vez de jogar.
1 Grupo foi orientado pela Patrícia Marques e a outra metade por mim, cada uma de nós tinha 1 grupo à sua responsabilidade.
Para este jogo foram utilizados os objectos criados na Oficina Artística – espantalhos de jornal e 38 balões de tinta.
Regras do Jogo:
Cada elemento do grupo teve uma oportunidade para sujar o boneco, ou seja teve só 1 balão para atirar ao boneco.
Se o balão não rebentou na primeira vez de jogo, o participante teve a oportunidade de lançar de novo o balão para o rebentar (e assim consecutivamente até o balão rebentar).
A distância entre o participante e o boneco foi diferente de jogador para jogador pois respeitou as necessidades dos participantes.
4ºJogo – Bilhar
Participantes:
8 Convidados (direcção);
12 Idosos;
Os participantes foram distribuídos por 2 grupos, compostos por 6 idosos e 4 convidados cada.
Este jogo foi praticado no espaço. Foram colocadas 21 cadeiras à volta de todo o bilhar.
Regras do Jogo:
Para este jogo foi necessário haver sorteio, devido aos convidados serem membros da direcção.
Também, e por motivos de compreensão de jogo, as bolas já estarão distribuídas por grupos, ou seja, 1 dos grupos ficará com as bolas totalmente coloridas e o outro grupo com as bolas com riscas, a bola número 8 pertencerá a 1 dos grupos, acrescentando a bola número 16 (bola com risca) ao jogo, para haver um equilíbrio de jogo.
Os grupos sentaram-se à volta do limite do bilhar.
Dentro do limite do bilhar, estavam 16 bolas criadas na Oficina Artística, mais 1 bola branca que era a bola que fazia mover as restantes.
O jogo foi organizado da seguinte forma:
· A cada elemento de cada grupo foi dado um número de 1 a 10, para estipular a ordem de jogo.
· O participante número 1 de um dos grupos deu inicio ao jogo dando a primeira “vassourada” na bola branca, para dispersar as restantes bolas.
· Só a primeira “vassourada” é que poderá tocar nas bolas dos adversários.
· Se o participante numa das “vassouradas” tocasse na bola do adversário, essa bola foi colocada nos pontinhos desenhados no interior do bilhar.
· Se 1 das bolas saísse do limite do bilhar era colocada nos pontinhos desenhados no chão.
· Se 1 numa “vassourada” fosse colocada a bola do outro grupo dentro do apanhador, não era considerado ponto e essa bola era reposta em jogo colocando-a nos pontos do bilhar.
· Mesmo que 1 dos grupos conseguisse colocar 1 bola dentro do apanhador, a próxima jogada era da equipa adversária.
Devido às necessidades dos participantes, estes poderiam invadir o limite do bilhar para poder dar a vassourada na bola branca mais de perto.
Material:
· Giz;
· Bolas criadas na actividade 2;
· 2 Vassouras;
· 6 Apanhadores;
· Cadeiras;
4ªSemana -11/4/2011:
Nesta semana decorreram as apresentações. A minha não decorreu da melhor forma, por exemplo na linguagem (o português não foi correcto).
Devido à falta de informação relativamente ao projecto educativo, as actividades não puderam ser justificadas da melhor forma, contudo avalio este projecto como um bom projecto a ser moldado de uma melhor forma.
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